Franquias Solar Energy – Consolidação da Rede Nacional de Atendimento

A Solar Energy é pioneira e líder em geração de energia solar fotovoltaica distribuída, tem atuação em todo território nacional através de sua rede de Franquias e atendimento próprio.

Saiba mais sobre energia solar na entrevista abaixo do presidente da Solar Energy Hewerton Martins.

Aposta na energia sustentável 

A perspectiva de uma economia verde, sustentável e necessidade de maior controle da energia nas mãos dos consumidores, inspirou Hewerton Martins a expandir sua operação através da rede de franquias.

FOTOS: Lançamento da Franquia Solar Energy em Vitória – ES

Equipe da Franquia Vitória
Equipe da Franquia Vitória

franquia-solar-energy-es-1
Empresários do Setor da Construção de Vitória no Evento de Lançamento da Franquia Solar Energy
franquia-solar-energy-universal-imobiliaria
Empresários da Franquia Solar Energy em Vitória recebendo convidados da Universal Imobiliária, prestigiando o lançamento da franquia
solar-energy-arquitetas
Arquitetas prestigiando o lançamento e acompanhando as novidades da energia solar integrada a arquitetura.
solar-energy-franquia-es
Sócios da Franquia Solar Energy e convidados
Ele lembra que o ano de 2010 foi dedicado a pesquisa e desenvolvimento da cadeia de matérias primas e modelos de negócios para aplicação da energia fotovoltaica no Brasil, os estudos sobre o tema na Alemanha, China e Estados Unidos embasaram o passo seguinte para abertura da empresa. Assim nasceu, em 2011, a Solar Energy. Martins, fundador da empresa junto com seu irmão Eng. Henderson, conta que participaram ativamente do setor regulatório desde a primeira versão da resolução 482 da ANEEL, sendo convidado em 2015 para integrar a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar), assumindo a coordenação do grupo de trabalho de geração distribuída, e eleito em 2016 para Vice Presidência do Conselho de Administração, a participação nas sugestões de melhorias na revisão da Resolução 687 ANEEL foram principalmente na geração remota para que os edifícios que não possuem áreas para instalação, também pudessem gerar energia em locais remotos e abater de sua conta de luz, essas melhorias trouxeram grandes avanços para geração distribuída no Brasil. Ao longo desses anos de experiência, com projetos em mais de 25 concessionárias de energia, forte atuação regulatória e produção de tecnologia nacional os negócios prosperaram e nos orgulhamos de fazer parte dessa história do presente. São mais de 480 projetos executados com sistemas de Micro e Mini Usinas Fotovoltaicas distribuídas por todo Brasil.

Hoje a Solar Energy desenvolve projetos de engenharia, instalação e equipamentos certificados INMETRO, conhecida como Solução 360 Graus de Serviços e Tecnologia, mas também tem seu desenvolvimento tecnológico de Inversores ON GRID, peça que é considerada o coração do sistema fotovoltaico viabilizando a comunicação com a rede concessionária e possibilitando que casas e empresas gerem créditos de energia. Uma grande inovação no Inversor Solar Energy esta no software desenvolvido para acompanhamento on-line da geração de energia de cada cliente.

A empresa atua em todo o Brasil, exportando know how e tecnologia através de expansão com sua rede de franquias mantendo padrão de atendimento, qualidade e segurança.

“A setor de energia solar está crescendo mais de 300% ao ano no Brasil. Poucos segmentos do mercado estão girando neste ano de crise, mas o da energia solar está em franca expansão”, afirma Martins. Segundo ele, há uma perspectiva de explosão neste mercado. “Apesar da crise pra alguns setores em 2016, a previsão para 2017 é que será o ano da energia solar no Brasil”, afirma.   De acordo com o empresário e também Vice Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR entidade que representa o setor no Brasil, a geração de energia solar distribuída tem algumas vantagens diretas, O Brasil possui um dos melhores mapas de irradiação solar do mundo, inclusive para Curitiba considerada com baixa irradiação quando comparada com algumas cidades do nordeste, a cidade onde nasceu a Solar Energy tem geração de energia superior a diversos países da Europa que são líderes em energia solar fotovoltaica, outro ponto positivo é aproveitarmos esse momento para geração dos chamados “Empregos Verdes”, temos condições tecnológicas e amadurecimento para dar escala da energia solar, visando a geração de empregos locais, acreditamos que a expansão com nossa rede de franquias contribuirá para essa “Onda de Empregos Verdes”.

 

Energia elétrica solar: tudo o que você precisa saber 

O que é energia elétrica solar?

O raio solar é transformado em eletricidade quando em contato com os painéis Fotovoltaicos, esse sistema é diferente do aquecimento de água, esses painéis são feitos de Silício, material semicondutor, que quando expostos aos raios dos sol produzem eletricidade.

Como funciona esse sistema de geração de energia?

O funcionamento do uso de créditos de energia foi possível a partir da resolução 482 da ANEEL, e agora com sua revisão na resolução  687 em vigor desde março de 2016. Essa regulamentação permite que cada consumidor vire produtor de energia elétrica e use seus créditos junto a concessionária para abater na sua conta de luz. É semelhante a uma conta bancária, quando você deposita na conta e saca quando precisa, nesse caso o SOL deposita os créditos na concessionária e você saca quando precisa de forma automática, ao final do mês é apurado o saldo, caso positivo você acumula créditos para os próximos meses, ou caso negativo você paga apenas a diferença que consumiu da concessionária de energia.

A energia solar é diferente da que usamos no dia a dia?

A Eletricidade produzida painéis é diferente da que usamos na tomada de casa, sendo necessário um equipamento chamado INVERSOR produzido pela Solar Energy do Brasil, esse equipamento é considerado o coração do sistema, ele é responsável por deixar a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos igual a que usamos nossas tomadas e pode ser usado em residência, comércio ou indústria, o sistema funciona automaticamente.

Há mudanças na instalação elétrica da casa ou empresa?

Basicamente não há nenhuma mudança na instalação elétrica da casa, empresa, indústria ou propriedade rural, todos equipamentos continuam funcionando normalmente, a única diferença é a redução da conta de luz logo no primeiro mês de uso.

Quais são os benefícios?

O benefício imediato é a redução da conta de luz no primeiro de uso do sistema, em alguns casos já no primeiro mês o cliente fica na tarifa mínima de energia, Além de reduzir o custo fixo ao qual o consumidor não tem controle, a energia elétrica solar proporciona um impacto social positivo na geração de empregos locais e meio ambiente, por tratar-se de uma energia limpa e sustentável, sua adoção contribui para a redução da emissão de CO². Dessa forma cada cidadão ou empresa ao adotar a energia solar contribui para construção de um futuro melhor para as próximas gerações e para o meio ambiente, atitude essa que proporciona o reconhecimento como Eco-friendly.

Todas as empresas/residências podem ter energia solar, ou há alguma restrição?

Todas residências, empresas e indústrias pode ter energia solar, inclusive Edifícios que podem abater e reduzir a conta de luz do condomínio, a única restrição é quando não há área disponível para instalação, neste caso foi criada com a Resolução 687 da ANEEL a chamada Geração Remota, ou seja, um edifício pode gerar num terreno distante em outro endereço sua energia e abater de todos apartamentos ou salas comerciais, desta forma a única restrição que existia no tocante a espaço para instalação foi superada.

Quais são os diferenciais perante outras energias renováveis?

Um dos principais diferenciais é poder instalar no local de consumo, evitando as perdas de energia com as linhas de transmissão, veja que hoje a energia que vem de uma hidrelétrica passa por quilômetros de cabos de transmissão e distribuição até chegar no ponto de consumo, já a geração solar é gerada no telhado evitando perdas do sistemas elétrico quando comparada com outras fontes.

A geração distribuída como o próprio nome diz, não utiliza grandes áreas remotas ou obras pesadas de infra-estrutura com grande impacto ambiental, a energia solar utiliza os telhados já existentes das construções com mínimo impacto ambiental na área urbana, fazendo o aproveitamento do potencial de energia do sol em cada endereço.

O sistema fotovoltaico não gera energia elétrica a partir de movimentos mecânicos, mas sim graças a interação entre o silício cristalino e a luz solar que gera a liberação de elétrons para a corrente elétrica, um processo completamente silencioso e de baixa manutenção.

Por que as empresas não utilizam a energia solar comumente?

Ainda há um “mito” que energia solar é cara, isso foi dito por muitos anos no passado, por governos que não tinham interesse no incentivo dessa fonte de energia, mas o mercado ganhou escala global, e houve redução em mais de 50% dos custos dos sistemas, hoje é totalmente competitiva para uso em empresas de diversos seguimentos. Qualquer empresa com área de telhado esta apta a utilizar energia solar e reduzir seu custo fixo, mesmo que não tenha área para cobrir 100% do consumo, o fato de conseguir cobrir 30% por exemplo já é considerado uma grande ação de eficiência energética.

Gerar energia elétrica solar é um bom negócio?

Sem dúvida! Com a oscilação dos preços nas tarifas de energia elétrica, a geração solar ficou ainda mais atrativa. Depois de instalar o sistema, no primeiro mês de uso você passa a gerar sua própria energia, ficando imune aos aumentos tarifários e altas cargas tributárias. Outro ponto positivo está na valorização do seu imóvel que passa a ter sua usina particular de energia. 

Instalando o esse sistema solar eu consigo zerar minha conta de luz?

Dependendo do projeto que for instalado, se o sistema escolhido suprir todo o seu consumo de energia elétrica, você irá pagar para a concessionária apenas a tarifa mínima. Vale lembrar que a energia elétrica solar não tem nada a ver com aquecimento solar, que apenas aquece água. A energia gerada pelo sistema fotovoltaico produz energia elétrica comum, capaz de abastecer qualquer eletrodoméstico, eletroeletrônico ou maquinário industrial. Ou seja, não há nenhuma limitação para uso.

O que acontece com a energia que eu produzir e não consumir?

Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em outro posto tarifário ou na fatura do mês subsequente, ou seja o crédito injetado na rede durante o dia pode ser consumido a noite, estes créditos quando acumulados continuam válidos por 60 meses. Outra facilidade é a possibilidade do consumo dos créditos em outra unidade consumidora, desde que a mesma esteja cadastrada na concessionária da unidade geradora. Para isso, basta que a outra unidade seja caracterizada como autoconsumo remoto, geração compartilhada ou integrante de empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras, como é o caso dos condomínios, esta regra esta prevista pela Resolução 687 da ANNEL (agência nacional de energia elétrica) que regula a operação de todas concessionárias de energia do Brasil.

 

 

Como posso pagar meu sistema?

Há diversas linhas de financiamento a própria Solar Energy tem uma linha própria para financiamento além dos bancos públicos e privados, voltados para pessoas físicas ou empresas, alguns deles como o Proger Urbano Empresarial com prazo de 72 meses para pagar o financiamento e 12 meses de. Já o Proger Turismo Investimento está disponível para empresas do segmento de hotelaria e turismo, estas possuem linhas de até 120 meses para quitar o financiamento e até 2 anos e meio de carência para começar a pagar. A outra opção, o Crédito Empresa, realizado com recursos próprios do Banco do Brasil, possibilita a empresa o financiamento de até 100% do valor do equipamento, com prazo máximo de 60 meses para pagar, sendo 3 meses de carência.

Neste ano a agricultura familiar também pode contar com uma linha de crédito, sendo a Solar Energy a primeira e única com sistema com código FINAME, o que viabilizou o financiamento via PRONAF, o lançamento do plano SAFRA contemplando o financiamento para Energia Solar Fotovoltaica é uma e oportunidade do campo assumir o controle de seus custos com energia elétrica, a variação de tarifas observadas nos últimos 10 anos, Quando o produtor instala o sistema de Energia Solar ele assume o controle de sua conta de luz, uma vez que ele paga uma parcela de financiamento fixa e tem até 3 anos de carência, ou seja, economiza por 3 anos, e depois começa a pagar um financiamento com juros subsidiado do PRONAF na faixa de 2,5% ao Ano.

Quanto custa colocar painéis solares (em termos residenciais e termos comerciais)?

O investimento necessário depende diretamente do consumo de energia, a identificação do tamanho do sistema ideal vem com análise da conta de luz dos últimos 12 meses, nela é possível identificar o comportamento de consumo de energia, bem como qual enquadramento técnico e tarifário, outro ponto importante é qual o local de instalação, os valores para Solo, Telhado ou Laje tem variações, portanto cada cliente tem um estudo personalizado.

Em quanto tempo tenho o retorno do meu investimento?

O retorno do investimento, hoje gira na faixa de 5 a 7 anos, dependendo qual o enquadramento tarifário, pois há diferenças de tarifas entre consumidores, não sendo possível traçar um padrão de preço e retorno de investimento,  pois é relativo à sua geração de energia e tarifa cobrada pela concessionária local. Contudo, atualmente os altos reajustes das tarifas de energia pelas concessionárias tem reduzido a cada ano o tempo de retorno do investimento.

Quanto irei gastar com manutenção?

Uma das grandes vantagens de um sistema fotovoltaico é a baixa necessidade de manutenção. Grande parte dos equipamentos são projetados para durarem mais de 25 anos, sem nenhum tipo de intervenção. A única necessidade recorrente é a limpeza dos painéis,  os mesmos ficam em posição auto limpante e normalmente a chuva faz o trabalho sozinha, mas é necessário a limpeza quando há acumulo de sujeiras e poluição para evitar a diminuição da geração de energia. 

Qual a vida útil deste sistema de geração?

O Sistema possui garantia de fabricação de 5 anos, podendo ser adotada garantia estendida para todos componentes do sistema, e já há garantia de geração de energia pelos painéis fotovoltaicos por 25 anos.

 

Site: www.solarenergy.com.br


Veja mais Matérias