Mato Grosso possui isenção de ICMS na geração de energia a partir de 2016

Em 06 de novembro de 2015, o Estado do Mato Grosso aderiu oficialmente ao Convênio ICMS 16/2015 que isenta o ICMS do consumidor que possui sistema de geração distribuída conectado à rede com base na Resolução Normativa da ANEEL nº 482/2012.

A tarifa elétrica (R$/kWh) é composta não apenas pelo preço da energia, mas também por alguns encargos e tributos, dentre os quais estão: PIS, COFINS e ICMS. Estes impostos fazem com que o valor final da conta de luz seja aproximadamente, 50% maior do que apenas o custo da energia consumida.

Com a publicação da lei 13169/2015, os impostos federais PIS e COFINS passam a ser isentos. Já o ICMS é isento em alguns estados brasileiros.

A figura abaixo representa, de maneira ilustrativa, o benefício financeiro adquirido com a isenção do ICMS:

Antes da Isenção do ICMS:

isenção icms 2.2

Depois da Isenção da ICMS:

isenção icms 2.3

No Mato Grosso, a partir de 1º de janeiro de 2016 a energia elétrica gerada pelo sol será isenta de pagamento do ICMS beneficiando o consumidor que possui um sistema fotovoltaico instalado em sua residência ou empreendimento.

A iniciativa de inclusão do Estado Mato-Grossense no Convênio CONFAZ ICMS 16/2015 faz parte da política pública voltada para o setor energético e que está sendo desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Com o intuito de usufruir do excelente potencial de geração de energia que o Estado do Mato Grosso oferece e ainda, com a intenção de contribuir com a política pública de sustentabilidade do estado, a Solar Energy vem atuando no mercado de geração de energia solar. Conheça alguns de nossos projetos:

Instalação Corporativa – AMPA – Cuiabá

Instalação Residencial - Tangará da Serra
Instalação Residencial – Tangará da Serra

 


Tags: , , , , , ,

Veja mais Matérias