Tarifas de Energia podem aumentar até 40%.

A tarifa de energia pode chegar até 40% neste ano de 2015. Segundo o Jornal energia_aumentoValor, o aumento é para compensar o fim dos repasses do Tesouro Nacional para o setor e a redução de subsídios anunciada ontem. O custo do “realismo tarifário” foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e apresentado à presidente Dilma Roussef na reunião feita com os ministros Eduardo Braga e Joaquim Levy. A ordem agora é que os custos sejam repassados às contas de energia de todos os consumidores, sendo 40% o percentual médio de aumento.

O novo cenário do aumento das tarifas de energia está bem distante do que previu o Banco Central, responsável por manter os preços sobre controle. No último relatório sobre a inflação, de dezembro do ano passado, ele projeta um aumento de 17% nas tarifas de energia bem abaixo do que foi estimado nas discussões do governo.

Os motivos dos reajustes são muitos, entre eles: a energia contratada pelas distribuidoras, que são atendidas pelas hidrelétricas de Itaipu, é cotado em dólar e o início do pagamento do empréstimo de R$ 17,8 milhões feito no banco ano passado para cobrir o custo de energia mais cara gerada pelas termoelétricas.

 

Para ler a matéria completa clique aqui.


Tags: , , ,

Veja mais Matérias