Casa de Videira é a 1ª de Santa Catarina a receber o Selo Solar

Foto: Paula Scheidt/ Ideal
Foto: Paula Scheidt/ Ideal

 

 

 

 

 

 

 

 

O primeiro Selo Solar de Santa Catarina foi conferido para uma casa em Videira, no Meio-Oeste do Estado, no dia 17 de abril. A residência de Marcelo Colle (foto) recebeu a certificação do Instituto Ideal como um reconhecimento pelo uso da eletricidade solar.

O sistema fotovoltaico, que foi instalado pela Solar Energy, está em funcionamento desde novembro de 2013 e foram as preocupações com o meio ambiente que levaram o proprietário a instalá-lo.

“A intenção era incentivar a energia alternativa, pelos benefícios ecológicos”, conta Colle, que já planejava a instalação do sistema há muitos anos, quando construiu sua casa, considerando uma série de aspectos ambientais.

marcelo colle

O equipamento de 1,5 kWp de potência é o suficiente para abastecer 100% da necessidade energética da casa. O Selo Solar foi entregue pela gerente de projetos do Ideal, Paula Scheidt Manoel, na quinta-feira (17 de abril).

Colle faz a sua parte para que a certificação se multiplique pelo território catarinense. “Diversas pessoas já me pediram informações sobre fotovoltaica e demonstraram interesse”, relata ele.

Por enquanto, o Estado que está na liderança em quantidade de selos solares é Mato Grosso do Sul, que recebeu sete certificações em 2013.

Mais sobre o Selo Solar

O Selo Solar foi criado em 2012, como um reconhecimento para instituições públicas e privadas e proprietários de edificações que consomem um valor mínimo anual de eletricidade solar ou que têm pelo menos 50% do seu consumo de eletricidade vinda do sol.

O Selo é uma iniciativa do Instituto Ideal e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).

Saiba mais sobre o Selo em www.selosolar.com.br e sobre as iniciativas do Ideal em www.institutoideal.org.

Fonte: Instituto Ideal


Veja mais Matérias