Engenheiro usa caminhonete para criar veículo elétrico e monta estação de recarga na garagem de casa

Segundo Henderson Martins, carro não faz barulho ao rodar e investimento foi de R$ 80 mil em um projeto que levou 8 anos para ser concluído, em Campo Grande (MS).

 

Caminhonete elétrica roda 300 quilômetros após ter bateria recarregada por cerca de duas horas, — Foto: Henderson Martins

Foram 8 anos de pesquisa, mais de R$ 80 mil investidos e muito trabalho até o engenheiro Henderson Martins transformar uma caminhonete, modelo picape ford ranger, adquirida em um leilão em Campo Grande, em um veículo elétrico.

E ele foi além disso. Criou para “abastecer” a “Bala de Prata”, carinhoso apelido dado a caminhonete, uma estação de recarga que capta a luz solar e a converte em energia fotovoltaica (energia solar elétrica). A estação é a primeira voltada especificamente para abastecer veículos em Mato Grosso do Sul.

Projeto desenvolvido por Henderson (foto) demorou 8 anos para ser concluído. — Foto: Arquivo pessoal

O engenheiro conta que é um entusiasta do uso da chamada energia limpa – que é aquela gerada por meio de fontes renováveis e sem a emissão de poluentes ou impactos ao meio ambiente – e que isso serve de inspiração para que ele estude e desenvolva novas tecnologias.


Tags: , , ,

Veja mais Matérias