Engenheiro faz Ford Ranger elétrica e monta 1º ponto de recarga do MS

Picape foi inteiramente reformada e convertida para rodar com eletricidade
Imagem: Henderson Martins/Acervo pessoal

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Henderson Martins e irmão montaram projeto para converter Ford Ranger
  • Picape é movida por kit de motor elétrico trazido dos Estados Unidos
  • Custo da transformação é estimado em R$ 80 mil; kit deve ser vendido em 2021

Henderson Martins é um apaixonado pela Ford Ranger. Mais precisamente pela segunda geração, lançada nos Estados Unidos em 1993 e importada para cá já no ano seguinte.

Foi após comprar uma delas que Martins teve uma ideia: transformá-la em um carro elétrico.

“Durante uma viagem à Alemanha para participar de uma feira de energia solar em Munique, nós fomos ao museu da BMW e lá vimos projetos de carros elétricos. Aí pensamos em fazer um projeto assim”, afirmou, em entrevista a UOL Carros.

Carro estava parado há seis anos antes de ser reformado Imagem: Henderson Martins/Acervo pessoal
A Ranger XL 1995 foi adquirida em um leilão em estado deplorável. Depois de realizar uma lavagem completa e desmontar o veículo por inteiro, a picape voltou a funcionar. Henderson ficou alguns meses utilizando a Ranger com o motor 4.0 V6 original antes de ser novamente desmontada para realizar uma restauração completa. Enquanto isso, juntamente com seu irmão e sócio Hewerton, o engenheiro começou a estudar como realizar a conversão.

Feita no Mato Grosso do Sul.

Motor elétrico veio dos EUA Imagem: Henderson Martins/Acervo pessoal.
No começo do ano passado, os irmãos trouxeram um motor elétrico dos Estados Unidos refrigerado a água. A partir daí vários detalhes precisaram ser estudados, desde a escolha de um radiador para realizar a refrigeração correta até a escolha das baterias para proporcionar uma autonomia adequada ao uso do carro. Como não existe um kit próprio para picapes, vários componentes foram construídos e instalados com mão de obra local, além da ajuda dos amigos do grupo “Os Mecânicos 67”, que reúnem apaixonados por carros da marca Ford.

Bocal do tanque de combustível foi substituído por plugue para carregador Imagem: Henderson Martins/Acervo pessoal.
Hoje, Henderson estima que a potência da Ranger chega a 160 cv. Atualmente, a autonomia é de 50 quilômetros, mas estima-se que, com a instalação das baterias de íon-lítio (que serão instaladas no assoalho da Ranger), o veículo possa rodar até 300 quilômetros. O canal “AutoNewsTV” fez uma matéria mostrando os detalhes do projeto.

O engenheiro estima que a conversão custou aproximadamente R$ 80 mil. Segundo Martins, não foi preciso realizar nenhuma adaptação na estrutura da picape para a instalação do motor elétrico. Agora, Henderson trabalha para oferecer o serviço de conversão a partir de 2021, inclusive para carros antigos.

E onde recarregar?

Henderson fez primeiro posto de recarga de carro elétrico do MS Imagem: Henderson Martins/Acervo pessoal
Depois de transformar sua Ranger em uma picape elétrica, Henderson se deparou com um problema importante: a falta de pontos de recarga no Mato Grosso do Sul.

Dono de uma empresa de energia renovável chamada Solar Energy, o engenheiro construiu a primeira estação de recarga para veículos elétricos. Alimentada por painéis de energia solar, ela pode ser utilizada por qualquer carro. A estimativa de tempo é de até uma hora e meia para recarregar as baterias de um carro elétrico.

A procura, porém, ainda tem sido baixa: apenas dois veículos já utilizaram o posto de recarga.

Se depender do engenheiro, porém, essa realidade deve mudar nos próximos anos: Henderson conversa com uma empresa para construir um corredor elétrico ligando Mato Grosso do Sul a São Paulo.

“Nossa ideia é criar uma rota de Campo Grande a São Paulo com uma estação de recarga a cada 100 km. Assim, o usuário poderia programar sua viagem por meio de um aplicativo no qual o usuário poderá programar suas paradas sem correr o risco de ficar sem bateria”, concluiu.

#MovimentoSolarLivre
#CapacetesAmarelos
#ApoioPL2215/20
#ApoioPL2215
#EuApoioOPL2215

FONTE: https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2020/06/17/engenheiro-faz-ford-ranger-eletrica-e-monta-1-ponto-de-recarga-do-ms.htm


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Veja mais Matérias