Extensionistas visitam empresa de energia solar

No último dia 12 de dezembro, extensionistas rurais da Agraer da região do Vale do Ivinhema visitaram as instalações da Solar Energy do Brasil, em Campo Grande

Além de conhecer a estrutura da empresa, os extensionistas participaram de uma palestra sobre microestrutura e equipamentos que compõem as placas de microgeradores fotovoltaicos, dinâmica de armazenamento e transformação da energia luminosa solar em energia elétrica.

Os palestrantes foram Hewerton Martins, CEO da Solar Energy Brasil e também vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, e Mário Almeida, diretor comercial da empresa. Eles também fizeram uma breve explanação sobre a troca e regulamentos estabelecidos e vigentes com o sistema da concessionária (Energisa), e também acerca dos recursos e incentivos para implementação dos projetos pelas micro, pequenas, médias e grande empresas.

Desde 2012 é possível gerar a própria energia elétrica graças à resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) que regularizou a micro e minigeração distribuída no Brasil, o sistema funciona em forma de compensação de energia, permitindo o consumidor instalar pequenos geradores em sua residência, comércio ou indústria e trocar energia com a distribuidora local.

Estiveram presentes na visita os extensionistas rurais: Sandro Henrique Polloni, José Simeão do Nascimento Filho, Cícero Vieira Brais e Arizoly Mendes.

Financiamento

Em Ivinhema, no mês de novembro, foi assinado o primeiro contrato de financiamento da instalação de um microgerador fotovoltaico de energia elétrica. O objetivo é dotar a propriedade do agricultor José Antonio Alves da Silva, beneficiário da Chamada Pública do Leite, com uma fonte de energia renovável que será utilizada na irrigação, sala de ordenha, resfriador, sistema de aquecimento da água para higienização dos equipamentos, além do misturador de ração e triturador e também para o uso doméstico.

FONTE: https://www.sinterpa.com.br/single-post/2016/12/20/Extensionistas-visitam-empresa-de-energia-solar


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Veja mais Matérias