Vitória para o setor de Geração Distribuída

A diretoria da Solar Energy do Brasil, juntamente com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) estiveram presentes na audiência pública da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), nesta terça-feira (24/11), defendendo o setor de Geração Distribuída.

unnamed-1
Representantes da ABSOLAR, Solar Energy e EBES. Da esquerda para direita: Ivonice, Nelson, Rodrigo (ABSOLAR), Hewerton Martins (Solar Energy), Tâmara (ABSOLAR), Francisco (EBES) e Henderson Martins (Solar Energy)

O resultado da audiência trouxe uma grande vitória para o setor de Geração Distribuída, aprimorando a Resolução Normativa nº 482/2012.

As novas regras entram em vigor a partir de 1º de março de 2016 e a partir desta data, a faixa de capacidade instalada será maior, sendo permitida a denominação de microgeração distribuída a central geradora com potência instalada até 75 quilowatts (KW) e minigeração distribuída aquela com potência acima de 75 kW e menor ou igual a 5 MW, conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. Além disso, o prazo de validade dos créditos passou de 36 para 60 meses, sendo que eles podem também ser usados para abater o consumo de unidades consumidoras do mesmo titular situadas em outro local, desde que na área de atendimento de uma mesma distribuidora. Esse tipo de utilização dos créditos foi denominado “autoconsumo remoto”.

Outra novidade refere-se à possibilidade de instalação de geração distribuída em condomínios (empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras). Desta forma, a energia gerada pode ser repartida entre os condôminos em porcentagens definidas pelos próprios consumidores. Ainda, foi criada a “geração compartilhada”, possibilitando que diversos interessados se unam em um consórcio ou em uma cooperativa. Por fim, o prazo total para a distribuidora conectar o sistema de micro ou minigeração da rede diminui, fator que contribuirá para a agilidade de implantação e antecipação da economia de quem gerar sua própria energia.

Fonte: ANEEL, ABSOLAR


Tags: , , , , ,

Veja mais Matérias