Geração distribuída superou 1000 adesões de consumidores

A ANEEL anunciou que em outubro de 2015, a geração distribuída superou a marca de 1000 adesões de consumidores no Brasil. Ao todo, são 1125 conexões no País que representam potência instalada de 13,1 megawatts (MW). A fonte mais utilizada pelos consumidores é a solar com 1074 adesões, seguida da eólica com 30 instalações. Veja abaixo os gráficos com mais detalhes:

Fonte: ANEEL
Fonte: ANEEL
Fonte: ANEEL
Fonte: ANEEL

Atualmente, o estado que possui mais micro e minigeradores é Minas Gerais com 213 conexões, seguido de Rio de Janeiro com 110 e Rio Grande do Sul com 109. Veja abaixo a lista de todos os estados:

Fonte: ANEEL
Fonte: ANEEL

Para celebrar a marca de mais de mil adesões e verificar os benefícios da norma, a ANEEL entrevistou o consumidor José Luiz Rocha de Belo Horizonte (MG) que falou de sua experiência com a instalação da geração distribuída pela fonte solar. Confira abaixo um trecho da entrevista:

“A principal motivação foi a crise energética que o País tem atravessado com a falta de chuvas. O Governo passou a usar as termelétricas para geração de energia com aumento dos custos e da poluição. Isso me fez procurar a energia fotovoltaica para baixar meu próprio custo e também contribuir minimamente com a redução do uso de energia pela concessionária. A minha conta de luz caiu de 400 para 80 reais, cerca de 75 a 80% de economia.”

Leia a notícia completa no site da ANEEL.

Até a data de publicação deste estudo, a Solar Energy é a única empresa no Brasil com mais de 1MW de geração distribuída em projetos, sendo a pioneira em oferecer uma solução completa de energia solar para residências, empresas e corporações.


Tags: , , , ,

Veja mais Matérias