Conta de luz subirá 17,04% para clientes da Eletropaulo

Foi aprovado na terça-feira (30/6), mais um aumento nas tarifas da Eletropaulo. A concessionária atende 6,7 milhões de unidades consumidoras na região metropolitana da capital paulista.

Ainda na terça, a ANEEL também aprovou aumento para residências atendidas pela Energisa Tocantins (TO).

A partir de sábado (4), consumidroes residenciais da Eletropaulo (SP) terão um aumento de 17,04% na conta de luz. Para a indústria atendida pela distribuidora, o reajuste será pouco menor, de 11,73%.

Apenas nos últimos dois anos, o aumento médio para o consumidor da empresa foi de 83,23%. Nesse período a empresa passou por três reajustes ordinários e um extraordinário.

Neste cálculo de aumento não está considerado o efeito da bandeira tarifária, taxa que é acrescida na conta do consumidor mensalmente de acordo com cada consumo. Desde janeiro essa bandeira está na cor vermelha, teto da cobrança. Ou seja, há que considerar ainda a soma de R$ 5,50 a cada 100 kWh consumidos.

A reguladora justificou a elevação das tarifas principalmente nos gastos extras que a Eletropaulo teve com a compra de energia (equivalente a seis pontos percentuais), o aumento dos preços dos contratos de fornecimento elétrico e com o pagamento do empréstimo para o setor que foi tomado no ano passado.

Confira matéria da Folha de S. Paulo na íntegra.

 

 

 


Veja mais Matérias