Curitiba Ecoelétrico já reduziu quase duas toneladas de emissões

ecoelétrico2
Foto: Reprodução

Curitiba Ecoelétrico – Projeto-piloto de utilização de veículos elétricos, é considerado o maior sistema de mobilidade inteligente pública do País.

Em apenas dois meses, o Curitiba Ecoelétrico garantiu uma redução de quase duas toneladas de CO² emitidos na atmosfera da capital paranaense. Com o uso de veículos movidos a eletricidade, foram poupados 1.522 litros de combustível, o equivalente a dez barris de petróleo.

Integram a frota do Curitiba Ecoelétrico seis Zoes, dois Kangoos e dois Twizys, da montadora Renault.  No total, 40 usuários compartilham os veículos, distribuídos entre a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e Instituto Curitiba de Turismo. Há ainda um veículo elétrico Zoe, da Itaipu Binacional, ligado ao sistema.

eco3
Foto: Reprodução

A frota opera dentro do sistema de gestão de mobilidade elétrica inteligente – Mobi-me, sistema desenvolvido pelo CeiiA, que permite o monitoramento on-line, com a atualização de indicadores de energia elétrica consumida, número de viagens e distâncias percorridas, entre outras informações.

Além do carro elétrico, Curitiba também conta com estacionamento solar que permite carregar veículos movidos a energia elétrica. O estacionamento é composto por placas fotovoltaicas que captam a luz solar e transformam-na em energia elétrica, essa energia é utilizada para abastecer o veículo elétrico, sendo desnecessária a utilização de um eletroposto.

Fonte: Portal Brasil


Tags: , ,

Veja mais Matérias