Segundo o GBC Brasil, os imóveis sustentáveis se valorizam em até 30%

foto 2 valorização do imovel_baixaQue a sustentabilidade, hoje, é peça  fundamental no desenvolvimento do setor de imóveis, a maioria das pessoas já sabe. Porém, o que tem surpreendido muita gente é a velocidade com que a importância do tema tem crescido. nos projetos de novos empreendimentos imobiliários no Brasil. Em recente balanço divulgado pelo Green Building Council, (GBC), o país fechou 2013 com 829 pedidos de registro ao selo internacional sustentável  Leed  (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental) e teve 126 certificações concedidas. Em relação a 2012, o número de pedidos cresceu em 27%, enquanto que a concessão dos selos aumentou em 51%.  O uso eficiente da água, a utilização de materiais de baixo impacto ambiental, e a prática de ações que visam a eficiência energética estão entre os critérios levados em conta pelo GBC na hora de conceder uma certificação Leed a um projeto.

O selo é considerado o principal do mundo para empreendimentos sustentáveis, e está presente em mais de 150 países. Nesta lista o Brasil ocupa a quarta posição em número de projetos registrados.

foto para a matéria 02

Esse é o melhor indicador de que a onda verde chegou mesmo para a construção civil, e é visível a mobilização do mercado, não só por parte dos construtores, arquitetos e engenheiros, e outros profissionais do ramo imobiliário, mas também por parte da indústria de materiais e equipamentos de construção.Para a representante do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, CBCS, Cristina Montenegro, esses dados afirmam que o momento é especial para o setor.

Segundo Cristina até mesmo na hora de financiar a obra, as construtoras tem de apresentar características sustentáveis em seus empreendimentos.

A certificação da conservação de energia e outros recursos naturais são requisitos cada vez mais exigidos por financiadoras e também pelos consumidores. Isto demonstra o interesse e o engajamento da sociedade neste tema.

QUAL A VANTAGEM DA CERTIFICAÇÃO?

Quando um projeto requisita a certificação ele não está apenas dizendo que foi desenvolvido sob padrões sustentáveis, mas também está buscando valorização.

Os benefícios dos selos Leed , se dão nas esferas, econômicas, sociais e ambientais. Na primeira com diminuição dos custos operacionais, modernização do edifício e valorização do imóvel. A segunda com segurança para trabalhadores e ocupantes nos edifícios, além da conscientização dos usuários. Já na terceira esfera com a redução do consumo de água e energia e utilização de materiais de baixo impacto ambiental.

Independente do empreendimento, seja residencial, comercial ou corporativo, o importante é que o setor está amadurecendo. Tanto o usuário como toda a cadeia do mercado imobiliário, incluindo o corretor de imóveis, já conseguem identificar as vantagens das construções sustentáveis. Segundo o GBC Brasil os imóveis sustentáveis se valorizam em até 30% após a entrega.

Fonte: Revista STAND – Edição trimestral de  Jan/Fev/Mar 2014.


Tags: , , , ,

Veja mais Matérias