Veja a reportagem do Globo News sobre a usina instalada no SPAventura:
O Spaventura tornou-se o primeiro hotel fazenda da América Latina a utilizar uma nova tecnologia de geração de energia limpa, com a inauguração da própria usina fotovoltaica, o que significa uma economia de 90%.
O Hotel SPAventura é o primeiro a adotar 100% de Geração de Energia Solar fotovoltaica para seu consumo. Com um investimento de mais de R$ 500 mil o hotel passa a contar com tecnologia fotovoltaica, a partir da irradiação solar, para reduzir a emissão de quatro toneladas/ano de CO2 no meio ambiente e produzir quatro mil kWh/mês.
“A previsão inicial era uma produção de quatro mil kWh, mas com o calor registrado nos meses anteriores, a produção superou a expectativa, gerando créditos que serão utilizados nos meses de pouco sol” comemora o responsável pela ideia, o biólogo Alexandre Haberkon.
Localizado em uma área de 130 alqueires, sendo 60% de mata Atlântica, na estância turística de Ibiúna (70 km da Capital), esse é o maior projeto privado do Estado de São Paulo, que além de produzir energia suficiente para reduzir os custos com as contas de luz, contribuir de maneira efetiva para a redução de CO2 no meio ambiente.
A construção da usina atende o conceito de sustentabilidade total que o empreendimento oferece. “Os benefícios são principalmente ambientais. Com a usina fotovoltaica estamos lançando na rede energia limpa. Isto significa redução da demanda que normalmente exige o uso de fontes hidrelétricas localizadas a grandes distancias”, explica Patricia Haberkorn, diretora executiva e uma das proprietárias do Spaventura.
Hoje a Usina Solar construída no Hotel pela Solar Energy do Brasil é considerado o maior sistema privado em produção no Estado de São Paulo.
Conheça mais sobre o SPAventura – www.spaventura.com.br
Fonte: TV Total