Univates conta com geração de energia solar fotovoltaica

Sistema de energia solar fotovoltaico Univates  Lajeado Rio Grande do Sul
Sistema de energia solar fotovoltaico Univates Lajeado Rio Grande do Sul

Desde agosto de 2012, a Univates conta com um sistema de geração solar fotovoltaica, instalado no Prédio 17. O sistema, que foi instalado pela Solar Energy, é composto por dez painéis solares fotovoltaicos ligados a um inversor, que converte a energia elétrica dos painéis para a tensão utilizada na rede elétrica convencional. Após o período de testes, o sistema foi homologado pela AES Sul, no fim do último mês de janeiro.

univates

O inversor conectado à rede elétrica disponibiliza informação de sua geração de energia em tempo real, com monitoramento online, por meio do software Solar Monitor. Mensalmente, o equipamento gera aproximadamente 250 kWh – equivalente a uma conta de energia no valor de R$ 120,00. Dessa forma, o sistema supre parte da energia consumida pelo Prédio 17.

Conforme o estudante de engenharia ambiental Cezar Augusto Machado, do Laboratório de Biorreatores da Univates, o sistema injeta a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos na rede pública de energia, por meio da utilização de um inversor específico. Se o sistema gerar mais energia do que consumir, no período de um mês, haverá um bônus para consumir o excesso nos meses seguintes.

De acordo com o professor doutor Odorico Konrad, coordenador do Laboratório de Biorreatores, do curso de engenharia ambiental da Univates, dessa forma, além de fornecer dados para trabalhos acadêmicos e artigos científicos, o sistema colabora com a geração de energia limpa, silenciosa e realmente renovável para o sistema elétrico nos dias ensolarados, aproveitando a energia solar.

Fonte: https://www.univates.br/noticias/13019-univates-conta-com-geracao-de-energia-solar-fotovoltaica


Veja mais Matérias